Jogando limpo pelo bem do Fluminense




banner_viniciustoledo

Estaria sendo um baita mentiroso se chegasse aqui falando que estou feliz da vida e cheio de esperança que o Fluminense arrebentará em 2017. Não, meus amigos, não estou nada satisfeito. A torcida tricolor foi bastante sacaneada de 2013 para cá. Se analisarmos os contratos feitos pelos nossos dirigentes do início de 2015 até a metade de 2016 chegaremos a conclusão que a sacanagem foi das grandes. Nem preciso dizer os nomes dos envolvidos. Todo mundo já sabe de cor e salteado… A lambança já está feita e temos que aceitá-la para tentar sobreviver e construir novas histórias.

E agora? Agora só nos resta cobrar da nova diretoria, que queiram ou não, esteve presente nas lambanças cometidas nos dois últimos anos. Este início de gestão está dando a impressão de que será bem pés no chão. Neste cenário calamitoso onde perebas possuem contratos longos e com salários altíssimos, não há muito o que fazer mesmo. É tentar resolver um a um, ceder um pouco com pagamento de parte do salário em outro clube e só. O problema é que até pagando parte do salário dessas malas, tá difícil. Qual otário pagará mais de R$ 300 mil mensais para o Gum, Osvaldo e Henrique Dourado? É para levantar as mãos para o céu se conseguir que paguem a metade.

Se a nova diretoria realmente quiser recuperar a credibilidade do Fluminense perdida ao longo dos dois últimos desastrosos anos, ela terá que ser bastante transparente nas suas ações e atitudes. Acho que para começar, o Fluminense deveria expor no seu site uma lista atualizada mensalmente com todos os jogadores que fazem parte das categorias de base e do elenco profissional. Informar os vencimentos de contratos, nomes dos empresários e os percentuais do clube nos direitos econômicos de cada atleta. Isso é jogar limpo com a torcida e mostrar que deseja envolvê-la na rotina do clube, sem falar que evita desgastes e intrigas oportunistas. O clube não suporta mais a intensa briga política que parece nunca ter fim! 

Deixando de lado os problemas, acho que a torcida terá um papel fundamental em 2017. O time é jovem e está muito renovado. É nítido que a diretoria fez questão de afastar alguns jogadores que sempre tiveram seus nomes envolvidos em panelas que não foram tão saudáveis para o Fluminense. Ainda faltam peças? Com certeza. Mas por enquanto, o que temos é uma garotada de Xerém com algumas boas promessas, dois equatorianos que jogaram muita bola na temporada passada e poucos jogadores experientes. Pelo histórico, vejo um grupo honesto e que será comandado por um homem que tem a cara do Fluminense: Abel Braga.

O Abelão pode até deixar um pouco a desejar na parte tática, mas tenho certeza absoluta que teremos um time brigador e que lutará até o fim. Duvido muito que sacanagens como a do América-RN, em 2014, que meteu 5 a 2 no Fluminense em pleno Maracanã, ocorram nesta temporada. Resta saber se a diretoria realmente bancará o treinador até o fim sem se deixar levar pela pressão de uma torcida que certamente cobrará bastante e que não tem mais paciência alguma com o Fluminense.

Por falar na torcida, acho que por mais que estejamos muito putos da vida, temos que apoiar o Abel e esse novo grupo de jogadores. É um novo trabalho que aparentemente visa uma reconstrução. Não quero saber se o rival está gastando aos tubos e montando uma verdadeira seleção. Parabéns pra eles, mas isso não é problema do Fluminense e nem da nossa torcida. Para quem viu em 1995, um time de operários detonar a “Sele-Fla” comandada pelo maior jogador do mundo na época, tudo é possível. Temos é que cobrar e torcer para que a nossa dignidade e orgulho de ser tricolor retornem com toda força em 2017.  Assim espero! 

EXPLOSIVAS DO GUERREIRO:

EXEMPLOS – Quem imaginava que o Botafogo e Atlético-PR estariam na Taça Libertadores deste ano e que a Chapecoense chegaria na final da última Copa Sul-Americana? Três belos exemplos de que tudo é possível desde que todos trabalhem com seriedade e profissionalismo.

REFORÇOS – Na minha visão, o Fluminense necessita de um lateral-esquerdo e um artilheiro de verdade. Acho que o Léo Pelé ainda precisa ralar um pouco e provar que pode ser titular. Pela direita, confesso que não levo fé no Lucas, mas espero que ele queime minha língua! De qualquer forma, tentaria o Renato como titular. Um volante para compor também seria muito bem-vindo, considerando que o Orejuela está jogando as Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia e o Douglas tem boa chance de servir a seleção brasileira sub-20, caso ela garanta vaga para o Mundial da categoria que disputado em maio deste ano.

ESTÁDIO – O Fluminense sinaliza jogar em Moça Bonita e nos Los Larios. Acho que a diretoria deveria analisar a possibilidade de levar alguns jogos para o Engenhão. Se conseguisse colocar os jogos da Primeira Liga no nosso salão de festas seria uma tremenda bola dentro.

Vinicius Toledo / Explosão Tricolor 

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail: explosao.tricolor@gmail.com