Chega, Fluminense!!!




Poucos tricolores repararam, mas o Fluminense é o terceiro time que menos perdeu no atual Campeonato Brasileiro. Veja o ranking abaixo:

1º Corinthians – Invicto

2º Grêmio, Santos e Flamengo – 4 derrotas

3º Fluminense – 5 derrotas

As nossas derrotas foram para o Vasco, Palmeiras, Grêmio, Botafogo e Corinthians. Pelos históricos dos jogos, com exceção do duelo contra o Grêmio, dá para dizer que perdemos o restante nos detalhes. Ainda sobre os números da campanha, o Fluminense empatou com o Atlético-PR, Flamengo, Cruzeiro, São Paulo, Chapecoense, Bahia e Sport. Um total de 7 empates e 14 pontos jogados no lixo. 

Fazendo o balanço geral da participação do Fluminense na primeira metade da competição, temos que lamentar bastante. Mesmo com boa parte da torcida desconfiando da capacidade técnica da jovem equipe comandada pelo Abel Braga, a nossa situação poderia ser muito melhor. Nos jogos contra o Vasco, Flamengo e Bahia, por exemplo, levamos gols nos minutos finais. Foram 5 preciosos pontos que escorregaram das nossas mãos! Com eles, poderíamos estar na quinta colocação com possibilidade de ultrapassar o quarto colocado na noite de hoje.

Agora não adianta lamentar, mas analisando friamente, os números e os históricos dos jogos mostram que o Fluminense tem potencial para lutar pelo G-6, entretanto, o nosso guerreiro Abel Braga terá que realizar alguns ajustes na equipe:

1 – Jogada aérea – A maioria absoluta dos gols que sofremos foi pelo alto. Com toda sinceridade, isso é questão de posicionamento. No jogo contra a Universidad Católica, disputado em Quito, levamos um gol pelo alto. O que chamou atenção no lance foi o Henrique Dourado marcando o adversário na nossa pequena área. Será que esse posicionamento está correto? Me lembro que o Fred sempre ficava no primeiro pau e cortava muitas bolas. Será que não dá para fazer o mesmo com o Henrique Dourado?

2 – Henrique – O nosso capitão está mal. Falhou recentemente nos jogos contra o São Paulo, Corinthians e Atlético-GO. Pela experiência e qualidade técnica que ele tem, não pode falhar tanto. Está com séria dificuldade de sair do chão. Até quando continuará falhando? 

Além dos dois problemas citados acima, não dá para deixar de mencionar o elevado número de lesões. As do Sornoza e Wellington Silva, por exemplo, foram dois fatores que derrubaram o Fluminense durante boa parte do primeiro turno.

Difícil fazer algum prognóstico, mas mesmo com tantos problemas, vejo o Fluminense com chances de lutar pelo G-6. Os motivos que me levam a acreditar são a manutenção do Wellington Silva e o retorno do Sornoza. Sobre a volta do equatoriano, tenho certeza que ele deixará o setor de criação arrumado no ponto certo com ele atuando centralizado, Gustavo Scarpa pela esquerda e Wellington Silva pela direita. E ainda dá para variar com o Scarpa centralizado, Sornoza aberto pela pela direita e o Wellington Silva pela esquerda. O lateral-esquerdo Marlon e o volante Marlon Freitas são duas boas surpresas que surgiram com pinta de que vingarão. Assim espero!

Só lamento a grave lesão do Marquinhos Calazans. Na minha visão, ele era o jogador mais completo da equipe. Além de ser agudo no ataque, o garoto ainda era peça importante na recomposição do time. Perdemos uma grande peça para o restante da temporada.

Com todos os jogadores à disposição, exceto os que passaram por cirurgia, eu escalaria o Fluminense com a seguinte formação: Júlio César; Lucas, Frazan, Reginaldo e Marlon; Marlon Freitas, Wendel; Sornoza, Gustavo Scarpa e Wellington Silva; Henrique Dourado. Colocaria o Henrique e o Orejuela para esquentarem o banco de reservas.

Espero que a diretoria contrate um ou dois jogadores para a sequência da temporada. Apesar de estarmos caminhando aos trancos e barrancos, o pulso ainda pulsa. Não há ilusão de nada, nos últimos 15 jogos pelo Campeonato Brasileiro vencemos apenas 3. Muito pouco para a grandeza do Fluminense, entretanto, sabemos que deixamos escapar muitos pontos nesta sequência muito mais por falhas nossas do que pelos méritos dos adversários. Se reduzir pela metade as falhas individuais e nas jogadas aéreas defensivas, o Fluminense com certeza melhorará consideravelmente a sua performance.  

Chegou a hora do Fluminense parar de perder para ele mesmo. Pra cima da Ponte, Nense!

Forte abraço e Saudações Tricolores!

Vinicius Toledo

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail:explosao.tricolor@gmail.com