Fluminense: Elogios e Críticas




A torcida é movida de paixão (Foto: Vinicius Toledo / Explosão Tricolor)

A torcida é movida de paixão (Foto: Vinicius Toledo / Explosão Tricolor)

Confesso que tenho evitado de escrever sobre o Fluminense nos últimos dias pelo fato de estar aguardando algumas movimentações que ainda podem ocorrer no mercado da bola, em especial, a possível saída do Wendel. Caso a nossa maior revelação dos últimos anos realmente saia ainda nesta janela, perderemos mais uma grande promessa. Diante deste cenário, pergunto: como fica o projeto de formação de uma equipe competitiva para estar brigando por títulos já no ano que vem?

Não há como não ficar preocupado com a questão técnica do Fluminense e, principalmente, com o discurso adotado pela turma que colabora com a gestão quando o clube contrata algum jogador. No anúncio do atacante Robinho, por exemplo, vi alguns exaltando que o jogador tem excelente potencial de revenda, mas não vi nenhum deles dizendo que o garoto pode reforçar a equipe na reta final da temporada para tentarmos avançar na Copa Sul-Americana e lutar pelo G-6 no Campeonato Brasileiro. Será que é só a revenda que realmente interessa? O resultado no campo não é mais prioridade? 

Entendo perfeitamente que futebol é negócio, que é preciso pensar sempre no futuro e, principalmente, na questão de retorno financeiro, mas a diretoria não pode esquecer que essa parada envolve paixão, que torcedor quer bola na rede, explodir de emoção com as vitórias e comemorar títulos. A essência do Fluminense sempre foi a de vencer e conquistar títulos. E isso jamais pode ser deixado de lado. Muito me preocupa a forma que alguns membros da Diretoria e do Conselho Deliberativo enxergam futebol.  

É do Maraca que o povo gosta! (Foto: Vinicius Toledo / Explosão Tricolor)

Sobre a questão do Maracanã, finalmente a diretoria está utilizando algo que tanto cobrei aqui neste espaço: criatividade. Algumas ações anunciadas para o jogo da próxima segunda-feira (clique aqui e confira), contra o Atlético-MG, são bem interessantes e com certeza ajudarão a reduzir os custos. Acho de extrema importância que a torcida apoie a ideia e siga as orientações para que dê tudo certo na operação. A torcida tem que comprar esse barulho!

Com relação ao time, falarei mais detalhadamente amanhã ou no sábado, mas mesmo aos trancos e barrancos, ainda estamos na luta pelo G-6. O sistema defensivo parece ter acertado com o Marlon Freitas muito bem à frente da zaga, mas não podemos falar o mesmo sobre o setor ofensivo. Que o Sornoza volte logo e o Robinho chegue atropelando as zagas adversárias!

Ah, esqueci! Podem me chamar de iludido e doente, mas acredito na conquista da Copa Sul-Americana. O jogo de ida com a LDU aqui no Maracanã tem tudo para ser o nosso grande divisor de águas. Espero que a diretoria, torcida e equipe cumpram com as suas obrigações. Quais são? Outra que deixarei para os próximos dias, mas adianto que não dá para admitir menos de 50 mil tricolores no Maraca.  

Forte abraço e Saudações Tricolores!

Vinicius Toledo 

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail:explosao.tricolor@gmail.com