O caminho certo para o reencontro com as vitórias




banner_viniciustoledo

Tá chegando a hora da eleição presidencial do Fluminense e os ânimos estão cada vez mais acirrados. Militantes brigando intensamente pelas redes sociais com xingamentos, intrigas, teorias das conspirações, acusações… Lamentável! Deixando as confusões de lado, os últimos dias de campanha estão sendo marcados por promessas de contratações de grandes jogadores. Fred, Maicon, Conca e Thiago Neves foram mencionados de segunda para cá como possíveis reforços do Fluminense para 2017. Não vou nem entrar no mérito se são viáveis ou não. Isso eu deixo para o leitor analisar…

De 2015 para cá, o Fluminense contratou mais de 30 jogadores e nenhum deles vingou de verdade com a camisa tricolor. Ninguém mais aguenta ver jogadores do naipe do Victor Oliveira, Lucas Gomes, Breno Lopes, Wellington Paulista, Danilinho, Dudu, Maranhão, Henrique Dourado e tantos outros perebas que desfilaram ou ainda desfilam nas Laranjeiras.

Antes dos candidatos citarem grandes nomes, eles precisam encontrar alguma fórmula para fazer uma grande faxina no elenco do Fluminense, considerando que o clube ainda terá o retorno de vários jogadores que estão emprestados. O atacante Osvaldo, por exemplo, que tem contrato até o final de 2017, possui vencimentos mensais de cerca de R$ 300 mil. Só uma pergunta: como fazer para descascar todos estes abacaxis?  

Galera, o maior reforço que o Fluminense necessita de verdade é a profissionalização do seu departamento de futebol. Não dá mais para continuar com uma política tão amadora sobre algo que exige cada vez mais competência, técnica, visão, estratégia, planejamento e inteligência. Necessitamos de um vice-presidente de pulso forte, um diretor que não abrace qualquer baranga entubada por empresários de conchavos e especialistas para tocarem o processo de transição da divisão de base para o profissional. Um treinador com visão moderna e que está sempre atualizado também é fundamental. Não dá mais para pensar em profissionais que adotam uma política paternalista no relacionamento com os jogadores. 

Além de profissionais especializados, o Fluminense necessita adotar uma nova mentalidade para administrar o seu futebol. Aplicações de conceitos modernos de gestão para que o clube finalmente consiga encontrar um modelo vitorioso são mais do que necessários. Elaborar um programa de gestão de futebol não deve ser tão difícil, mas fazê-lo rodar é outra história. Estamos no Brasil, país que possui 200 milhões de corneteiros (me incluo nessa) que não aceitam perder de forma alguma. A nossa cultura de futebol é bastante complicada, mas já passou da hora do Fluminense encará-la de forma corajosa, inovadora e ousada. Jogar de forma aberta com a torcida é o caminho para iniciar esse difícil processo que requer muita firmeza para encarar todos os tipos de adversidades.

Grandes jogadores sempre serão bem-vindos, mas a responsabilidade financeira e, principalmente, a mudança de mentalidade para bater de frente contra a cultura imediatista de resultados são fatores que poderão recolocar o Fluminense de volta ao topo em todos os sentidos. Esse é o caminho certo que a nova diretoria tem que escolher sem grandes devaneios.

Saudações Tricolores!

Vinicius Toledo / Explosão Tricolor 

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook

INSCREVA-SE no nosso canal do YouTube e acompanhe os nossos programas!

SEJA PARCEIRO DO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail: explosao.tricolor@gmail.com