A falta de informações importantes no Portal da Transparência do Fluminense




Portal da Transparência



(por Vinicius Toledo)

O Portal da Transparência foi uma das principais bandeiras de campanha do presidente Mário Bittencourt no processo eleitoral realizado em 2019. A promessa era a de deixar o espaço sempre atualizado e abastecido de informações sobre todas as áreas do Fluminense.  Confesso que gostei bastante da ideia, eu sou da turma da “meia dúzia” de “chatos” que gosta de acompanhar todas as informações, em especial, a parte das finanças. Sei que a maior parte do povo brasileiro não tem esse hábito e, inclusive, acha uma chatice debater sobre gestão, política, transparência, etc… E no nosso Tricolor não é diferente.

Nos últimos anos, por inúmeras vezes, em entrevistas coletivas, perguntei aos mandatários do clube sobre temas relacionados a finanças, porém, alguns torcedores logo tratavam de classificá-las como perguntas idiotas. Pois é, nessas horas eu me questiono: será que vale mesmo a pena apresentar um trabalho de qualidade? Vale a pena perder horas estudando e analisando números para fazer uma pergunta muito bem elaborada?

Apesar do analfabetismo político de algumas pessoas, sigo fazendo a minha parte para felicidade de alguns e tristeza de outros. Sendo assim, quero falar sobre o Portal da Transparência do Fluminense. Infelizmente, o que era para ser uma espécie de “raio X’ do clube, na verdade, está com várias pendências de informações. A questão dos balancetes trimestrais é a mais grave delas.

Estamos caminhando para o final de outubro e o Fluminense não divulgou nenhum balancete trimestral. Resumindo: ninguém tem noção das movimentações financeiras que ocorreram nos três primeiros trimestres do ano. Isso é bastante grave. Ninguém sabe, por exemplo, se os Esportes Olímpicos estão conseguindo fechar a conta com esforço próprio. O que agrava mais a situação é que ocorrerá uma eleição presidencial na segunda quinzena de novembro, ou seja, essa falta de transparência por parte do clube é algo totalmente inaceitável.

Outra questão importante que verifiquei no Portal da Transparência é sobre o sócio futebol. Em julho, o contador do Fluminense registrou 50 mil sócios, entretanto, no Portal da Transparência consta informado pouco menos de 34 mil sócios adimplentes. Depois de julho, o clube não informou mais o número de sócios adimplentes e a arrecadação mensal. 

Mais uma vez, cumpri com o meu dever mesmo com parte da torcida não estando nem aí ou até mesmo ridicularizando o meu trabalho, mas também deixo um recado para essa turma: “a bola não entra por acaso”.

Forte abraço e ST