Espírito de Z4




Foto: Nelson Perez
Foto: Nelson Perez

Eu espero não ouvir, nestes próximos dias, declarações de que o time precisa se recuperar na briga pelo G4.

G4 é passado. A alma de Z4 deste técnico e desta diretoria já contaminou o elenco de uma forma, que só um fato novo é capaz de reverter esta queda de rendimento impressionante do Fluminense.

Pior campanha do campeonato nas últimas 12 rodadas. Pior time do segundo turno. E o pior, sem demonstrar nenhum poder de reação.

Este é o Fluminense de uma diretoria que não entende a importância de termos um treinador vencedor no comando da equipe.

Este é o Fluminense, de uma diretoria que prefere gastar milhões com um ex-jogador em atividade, completamente descompromissado com o clube, a contratar um treinador de peso, capaz de impor respeito ao elenco e aos adversários.

Esta mesma diretoria que, ao demitir o Abel em 2013, passou a adotar uma política de apostas no comando do time, e que não dão certo há pelo menos dois anos e meio.

Amigos, infelizmente o espírito de Z4 entranhou de vez no time, e só um fato novo e vencedor pode devolver a confiança necessária para o êxito nos próximos jogos.

Vejam o exemplo da mulambada. Levaram 3 meses para perceberem que o Cristóvão não servia, enquanto nós levamos 1 ano. Agora, com um técnico de verdade, emendaram 6 vitórias consecutivas e estão no G4.

E nós? Vamos continuar achando normal sermos a pior campanha do campeonato nos últimos 12 jogos? Vamos continuar achando normal sermos saco de pancadas de todas as equipes do campeonato, sem o menor poder de reação? Vamos continuar achando normal sermos prejudicados em absolutamente todas as partidas pela arbitragem? Vamos continuar achando normal que o time desmorone emocionalmente após sofrer o primeiro gol? Até quando?

A mistura de erros constantes de arbitragem com um time mal armado e sem confiança geralmente é imbatível para terminar o campeonato no Z4. E estamos flertando perigosamente com esta possibilidade.

Sim, é verdade que a distância ainda é relativamente confortável. Mas o desempenho em 12 partidas não pode ser considerado apenas uma má fase. Isto representa 1/3 do campeonato.

A se manter este desempenho até o final, o Z4 passará de um temor a uma realidade. Se fizermos apenas 7 pontos nas 13 partidas finais, terminaremos  o campeonato com apenas 41 pontos, e provavelmente rebaixados.

Portanto, já passou da hora de um fato novo, para colocar esta equipe novamente nos trilhos.

Quem eu colocaria no lugar do Enderson? Não faço a menor ideia. A diretoria já dormiu no ponto, e perdeu a oportunidade de fechar com vários treinadores melhores que estavam desempregados durante o campeonato, e agora não estão mais.

Só para relembrar, desde o início do campeonato, já estiveram desempregados Abel Braga, Oswaldo de Oliveira, Marcelo de Oliveira, Mano, Dorival, dentre outros. Todos estes, em maior o menor escala, melhores que o Enderson.

Já passou da hora da diretoria tomar uma atitude mais ousada para o cargo de técnico do Fluminense.

É hora de mudar, e identificar nesta mudança também quem são os jogadores que estão compromissados, afastando o restante.

Precisamos voltar às vitórias para ontem. Não podemos mais aceitar esta situação.

Chega de inércia no comando do futebol do Fluminense!

Abs,

Alan Petersen

Vestiário

– O jogo está terrível. O time não consegue criar absolutamente nada. A bola não chega em condições para o Fred. E o que o nosso técnico faz? Coloca o Michael em campo, para jogar junto com o Fred.

– Gum está mal há muitas partidas. Mas o gol no jogo de hoje, para mim, foi mais culpa do Gérson, que desistiu de acompanhar o Danilo, que finalizou sem marcação.

– Gérson, aliás, que não fez uma partida ruim. Foi o único lampejo de lucidez no meio de campo hoje. A questão é que sua displicência irrita demais.

– Vinícius entrou bem no jogo. Passamos a minimamente ameaçar o gol dos caras.

– Seria muito diferente jogar com um a mais desde os 5 minutos do primeiro tempo. Mais um jogo com erro de arbitragem crucial contra nós. E o Héber ainda termina a partida na hora de batermos um escanteio. Até quando?

– Quem quiser me seguir no twitter, uso um condinome lá: @paminongas.

–  Se o Durval matasse alguém hoje, ele seria expulso?