Flu não fazia gol de falta (direta) havia 17 meses!




Amigos Tricolores,

ALELUIA!!!

Os que me acompanham por aqui devem lembrar que no final do ano passado escrevi sobre uma marca que muito incomodava: o longo tempo sem o Fluminense aproveitar uma faltinha sequer em cobrança direta. Escrevi em 15 de dezembro, quem quiser pode acessar minha coluna no link:

15 meses sem um gol de falta!

O último gol marcado desta forma fora em 27 de setembro de 2014! Conca, contra o São Paulo, no último gol da vitória de 3 x 1 no Morumbi, no ângulo esquerdo de Rogério Ceni.

E naquele mesmo ano só três gols foram consignados de falta, os outros dois também de Conca, mas da lateral da área, enganando os goleiros, que esperavam cruzamentos.

Em 2015 passamos em branco.

Ressalva para o golaço contra o Cruzeiro, no Maraca, mas naquela oportunidade Jean rolou para o Gustavo Scarpa, que acertou o canto em belo chute, por sinal seu primeiro gol com a camisa tricolor, pelos profissionais. Portanto, foi em dois toques.

Abro parênteses: Quando escrevi sobre a incômoda marca, na nossa página do facebook que faz a chamada das matérias fui alvo de alguns comentários grosseiros. Lembro de um deles: “Não lembrou do gol do Scarpa sobre o Cruzeiro. O cara escreve qualquer coisa, nem deve ver os jogos.”

O facebook tem dessas injustiças. E covardias… O leitor não se deu ao trabalho de ler o texto todo, quando eu fazia com destaque a ressalva de que se tratava somente de cobranças DIRETAS, já que contra o Cruzeiro a cobrança foi em dois toques. E aproveitei para informar ao leitor que vejo, sim, se não todos, 95% dos jogos, seja ao vivo ou pela TV, e naquele inclusive eu estava no estádio, o que era uma rotina, quando se tratava de Maracanã.

Além disso, sou um voraz estatístico, e tenho gráficos e anotações de gols, assistências, cartões, número de atuações, faltas, pênaltis etc. Estava, portanto, escrevendo sem medo de errar, o que às vezes até acontece, pois somos todos humanos!

Faz parte! Fecham-se parênteses.

O fato é que o golaço de Gustavo Scarpa, contra o Flamengo, com o pé esquerdo da entrada da área, tirando com maestria da barreira e colocando a bola perto do ângulo superior direito do goleiro foi uma quebra de uma incômoda marca. E eu torcia muito por isso. Pena que veio num dia de derrota…

Por sinal o Gustavo Scarpa é sem dúvida o melhor bola parada de nosso atual elenco, pelo menos dos que vêm se apresentando para as cobranças.

Temos também o Cícero, e mais recentemente Diego Souza e Henrique também têm se apresentado para as cobranças.

Jean reinou por muito tempo na responsabilidade de quase todas as cobranças, na falta de um melhor, mas infelizmente seu aproveitamento era muito baixo.

A palavra chave? TREINAMENTO! Muito treinamento, insistência, persistência, aprimoramento no fundamento. Só isso pode melhorar nossas marcas e fazer com que o golaço do Scarpa não seja um fato isolado, mas o primeiro de muitos daqui em diante.

Após o gol, Scarpa deu a seguinte declaração:

– Meu pai sempre me incentivou a treinar bastante as cobranças para que eu consiga chegar à perfeição, para que eu me torne um grande batedor. No Fla-Flu, tive a oportunidade de bater uma falta e fui muito feliz. Sempre quis fazer um gol de falta, e sendo em um Fla-Flu um duelo histórico, foi emocionante – disse Scarpa.

Muito bom, Scarpa, siga os conselhos do papai e não pare de treinar. O resultado aparecerá!

E que voltemos a fazer belos gols de falta, que já nos deram títulos inesquecíveis, conforme relatei na coluna mencionada anteriormente.

Para que possamos voltar a ser temidos nas cobranças, pois acredito mesmo que os adversários já nem se importavam muito em parar nossas jogadas na entrada da área, na certeza de que nossas cobranças não levavam perigo.

Treinar muito, Fluminense. Treinar jogadas ensaiadas, triangulações, coberturas, aproximações… Cobranças de pênalti (todo o elenco, ou não se lembram que fomos eliminados no Carioca ano passado com pênalti cobrado por Cavalieri?), de falta… Até de lateral e tiro de meta…

Cada fundamento tem que ser exaustivamente treinado no futebol moderno, onde muitas vezes os jogos são decididos por detalhes…

Porque O IMPORTANTE É O SEGUINTE: SÓ DÁ NENSE!!!

Por PAULONENSE / Explosão Tricolor