Fluminense sempre contrariando os matemáticos




MINIATURA-EXPLOAntes do Campeonato Brasileiro deste ano ter dado a largada, o Fluminense era dado como forte candidato ao rebaixamento, porém, mais uma vez, o clube das três cores que traduzem tradição resolveu contrariar todos os prognósticos dos ”analistas de futebol”, matemáticos e corneteiros de plantão.

O Campeonato Brasileiro é o mais disputado do mundo, os números provam isso. Não podemos afirmar nada tão precocemente. Nós já tivemos exemplos de equipes saindo das últimas colocações e conquistando o título no fim. Ou vice e versa. Mas, de qualquer forma, é fato que o desempenho neste começo é animador para todo torcedor tricolor. Falar em título agora se trata mais de um projeto imaginário popular, nada além disso.

Para provar o nível de competitividade do Brasileirão, precisamos falar em números e, para isso, é necessário que se faça uma pequena comparação tendo em vista o aproveitamento do Fluminense nas 6 primeiras rodadas dos anos anteriores.

Campeonato Brasileiro 2013:

Fluminense: 3 vitórias e 3 derrotas; 9 pontos.
Colocação/Pontuação final: 15° colocação; 46 pontos.

Obs: Neste ano, o Fluminense foi rebaixado em campo, porém, conseguiu ser salvo graças à erros de terceiros.

Campeonato Brasileiro 2014:

Fluminense: 4 vitórias e 2 derrotas; 12 pontos.
Colocação/Pontuação final: 6° colocação; 61 pontos.

Campeonato Brasileiro 2015:

Fluminense: 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota; 11 pontos;

É nítido que a diferença de pontos de um ano para o outro é misera. Na lógica da razão, poderíamos afirmar uma coisa: Em 2013, com 9 pontos nas 6 primeiras rodadas, o Fluminense teve um final péssimo, brigando inclusive para não cair. Em 2014, com 12 pontos, o final foi razoável, muito próximo do sucesso de conquistar uma vaga na Libertadores. Neste ano, com 11 pontos, estamos ”entre os dois anteriores”, ou seja, seria um final estacionado no meio da tabela?

No meu ponto de vista, o mais provável seria este, porém, se tratando de Fluminense, nunca podemos duvidar ou cravar nada. O ano de 2009 que o diga. Tudo é possível! No mais, somos Fluminense!

Por Felipe Pimenta