Governo do Rio descarta torcida única no Carioca, mas fecha o cerco contra organizadas




Cláudio Castro (Foto: Rafael Campos / GOVRJ)



Principais organizadas dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro foram punidas com afastamento dos estádios

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (10), representantes do Governo do Estado do Rio de Janeiro e dirigentes dos quatro clubes semifinalistas do Campeonato Carioca decidiram que os jogos desta fase contarão com torcida mista. O encontro, além de excluir a possibilidade de torcida única, também discutiu questões de segurança das partidas.

O governador optou por não decretar público único nas partidas para não comprovar uma “falência de Estado”. Apesar dos estádios poderem ter torcida mista, os órgãos responsáveis decidiram dar uma punição para as torcidas organizadas.

As agremiações Raça Rubro-Negra e Torcida Jovem (Flamengo), Young Flu (Fluminense), Força Jovem (Vasco) e Fúria Jovem (Botafogo) estão proibidas de frequentarem os próximos jogos da competição. Na reunião ficou decidido que os casos de violência envolvendo os torcedores agora serão enquadrados como “organização criminosa”. Desta forma haverá punições mais severas para eventuais conflitos.

– Essa medida já vale para os próximos jogos. Lembrando que não é algo para o Campeonato Carioca. É algo que será implantado no ano inteiro. Isso serve para fazermos uma avaliação se essas medidas e outras serão adotadas. Primeira decisão: não distribuição de ingressos para torcidas organizadas. Segunda: Raça Rubro-Negra, Jovem Fla, Força Jovem, Young e Fúria estão proibidas de frequentar jogos por tempo indeterminado. Isso é uma decisão judicial – declarou Cláudio Castro.
– Também decidimos que neste momento, todos esses “brigões” serão enquadrados como “organização criminosa”. Não serão enquadrados como delito de baixo poder ofensivo. É realmente muito mais sério. Existe uma vara criada no Tribunal de Justiça, que pode provocar uso de tornozeleiras ou prisão. Isso vai ser tratado de forma muito mais grave – completou.