Libertadores, Sul-Americana e rebaixamento: pontuações necessárias que o Fluminense precisará no returno do Brasileirão






O que o Fluminense precisará no returno do Brasileirão?

Na noite de ontem (07), o Fluminense encerrou a sua participação no primeiro turno do Campeonato Brasileiro 2021. Na Arena Condá, a equipe comandada pelo técnico Marcão venceu a Chapecoense por 2 a 1. No momento, o Tricolor das Laranjeiras está na sétima colocação, porém, alguns times que estão logo atrás possuem um jogo a menos.

Com o returno todo pela frente, a equipe tricolor terá a missão de melhorar o aproveitamento e, consequentemente, buscar uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores da América. A meta não será das mais fáceis, mas a chance de o Brasileirão terminar até com um G-9 pode deixá-la com maior chance de ser alcançada. Sendo assim, é de extrema importância que o Fluminense esteja sempre, na pior das hipóteses, entre os oito ou nove primeiros colocados na tabela de classificação.

Com base na classificação final do último Campeonato Brasileiro, o Explosão Tricolor realizou um levantamento para saber o que o Fluminense precisará fazer no returno para conquistar uma vaga em uma das competições continentais ou se livrar do risco de rebaixamento. Confira abaixo:

Copa Libertadores da América

Para repetir a campanha da edição passada, quando terminou na quinta colocação, o Fluminense precisará somar 39 pontos no returno, ou seja, vencer 13 dos 19 jogos.

A segunda referência do último Brasileirão é o Santos, que terminou na oitava colocação e, consequentemente, garantiu uma vaga na Pré-Libertadores. A equipe do litoral paulista somou 54 pontos. Sendo assim, o Fluminense precisará conquistar 29 pontos no returno (9 vitórias e 2 empates).

Caso o Brasileirão tenha um G-9, a referência da edição anterior é o Athletico-PR, que terminou na nona colocação, com 53 pontos. Nesse cenário, o Tricolor necessitará de 28 pontos no returno (9 vitórias e 1 empate).



Copa Sul-Americana

Sobre a disputa por uma vaga na Copa Sul-Americana, a última vaga no Brasileirão passado ficou com o Bahia (por conta do G-8), que terminou a competição na décima quarta colocação, com 44 pontos. Considerando essa pontuação como base, o Fluminense necessitará somar mais 19 pontos (6 vitórias e 1 empate) no returno.

Caso ocorra um G-9 neste ano, o décimo quinto colocado herdará a última vaga para a competição continental. No último Brasileirão, o Sport foi o décimo quinto colocado, com 42 pontos. Para alcançar essa pontuação, o Tricolor terá que somar mais 17 pontos (5 vitórias e 2 empates).



Rebaixamento

Com base nas pontuações da última edição do Brasileirão, escapar do risco de rebaixamento não será uma missão das mais difíceis sob o ponto de vista matemático. Em 2020, o Fortaleza foi o décimo sexto colocado, com 41 pontos, porém, a equipe cearense só escapou por ter tido um saldo de gols superior ao do Vasco da Gama, que terminou com a mesma pontuação, mas acabou sendo rebaixada. Para alcançar os 41 pontos, o Fluminense terá que conquistar mais 16 pontos (5 vitórias e 1 empate).

Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!



Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com