Milton Neves, Renato Maurício Prado e outros: Colunistas do UOL Esporte respondem se o Fluminense tem condições de brigar com Palmeiras, Atlético-MG e Flamengo em 2022






Questionamento dividiu opiniões entre os colunistas do UOL Esporte

Com 10 vitórias consecutivas, o Fluminense é a grande sensação do futebol brasileiro em 2022. Diante do bom momento vivido pelo Tricolor, o portal “UOL Esporte” fez o seguinte questionamento aos seus colunistas: “A equipe comandada por Abel Braga pode brigar com Palmeiras, Atlético-MG e Flamengo pelos principais títulos da temporada?”. Confira as resposta abaixo:

ALICIA KLEIN

“O Fluminense esteve muito perto da semifinal da Libertadores em 2021 e se reforçou mirando as decisões difíceis, com jogadores experientes e cascudos. Em 2022, começa a temporada da melhor maneira possível, mas é cedo para empolgar-se. As verdadeiras pedreiras ainda não chegaram. Galo, Flamengo e Palmeiras têm elencos mais fortes e seguem sendo os favoritos em todas as competições. O foco de cada um, o chaveamento e um pouco de sorte podem dar alguma esperança ao Flu, especialmente na Copa do Brasil.”

ANDRÉ ROCHA

“Só se o ano for mágico, com tudo dando muito certo. O início é excelente, mas pensando na temporada inteira não dá para ter uma noção mais precisa do nível de competição. A chance de título mais palpável é o estadual, e ainda assim conseguindo o que não alcançou dentro de um ótimo retrospecto nos últimos 14 clássicos cariocas: vencer o que vale a taça.”

DANILO LAVIERI

“Não. Fluminense não conseguirá brigar de igual para igual com os demais porque não tem elenco. E mesmo no mata-mata seus titulares são piores.”

JUCA KFOURI

“Quem, como, quando, onde, por quê? O que justifica semelhante pergunta? Devagar com o andor que o santo é de barro.”

JULIO GOMES

“Qualquer time pode brigar com os favoritos nos mata-matas. É a natureza da fórmula de disputa que permite isso, o Flu tem jogadores cascudos, uma mescla interessante entre base e experiência. Uma fórmula parecida com a do Corinthians, mas com mais jovens promissores e veteranos um pouco menos, digamos, badalados. Nos pontos corridos, é outra história. Não, não tem como competir na maratona com elencos mais completos.”

MARÍLIA RUIZ

“Até aqui o Fluminense mostra um começo da temporada ótimo: três vitórias em clássicos; e duas vitórias na Libertadores. Todo o resto varia entre empolgação sem critério (porque há sim melhoras necessárias) e crítica pela crítica (da turma que só vê defeito e está esperando o primeiro tropeço para espalhar seus mapas de calor).”

MENON

“Não acredito. Os outros três são melhores. E o Corinthians tem mais elenco. O fato de o Flamengo ser “freguês” do Fluminense é algo que deve preocupar o Flamengo e não iludir o Fluminense.”

MILTON NEVES

“Abelão e Flu vêm calando muitas bocas neste início de ano, mas acontece que o time é muito veterano para uma temporada tão longa. Pode surpreender em algum campeonato, mas é praticamente impossível que rivalize com Palmeiras, Galo e Fla.”

PERRONE

“O começo de temporada do Fluminense é muito bom. Mas vejo Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras com elencos mais robustos para aguentar o tranco de uma temporada desgastante brigando por taças.”

RENATO MAURÍCIO PRADO

“Se tiver sorte no chaveamento e Palmeiras, Atlético Mineiro e Flamengo estiverem mais focados na Libertadores, pode ter algumas chances na Copa do Brasil. Mas ainda acho o Fluminense inferior até ao Corinthians.”

RODOLFO RODRIGUES

“Não. Longe disso. O desempenho no começo do Estadual e na fase preliminar da Libertadores não é parâmetro. Galo, Flamengo e Palmeiras têm elencos muito mais fortes. O Fluminense, pode, no máximo, tentar melhorar seu rendimento em relação ao ano de 2021.”

RODRIGO COUTINHO

“Em competições eliminatórias, se seguir com esse nível de eficiência, concentração e segurança defensiva, pode sim surpreender. No Brasileirão não creio. São 38 rodadas. E é um campeonato que exige mais do que isso.”

RODRIGO MATTOS

“Como no caso de todos os times, é cedo para fazer julgamentos definitivos, só podemos ver indícios. E esses indícios mostram que, apesar de várias boas peças novas, o Fluminense teve resultados bem superiores ao seu desempenho. Foi dominado em boa parte do Fla-Flu e ganhou em uma falha do goleiro no final. Jogou a maior do primeiro jogo contra o Millonarios com um a mais, e até pênalti o Fábio teve que pegar porque o time dava bola ao rival. Mesmo, neste último jogo, o Flu jogou para se defender em casa no 1o tempo e apelou demais a bola longas: achou espaço para elas (em gols bem construídos) quando o time colombiano se lançou. Galo, Fla, Palmeiras e até o Corinthians têm bem mais recursos para atacar times que se defendem.”



Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com