Em resposta ao protocolo médico nacional da CBF, o Ministério da Saúde se disse favorável à retomada do futebol. No documento, que já chegou à CBF e a diversos clubes, o órgão do Governo Federal faz diversas ressalvas sobre o “Guia para Retomada Progressiva” do futebol, elaborado por médicos de clubes e da entidade nacional do futebol. Porém, conclui o seguinte:
“o futebol é uma atividade esportiva relevante no contexto brasileiro e que sua retomada pode contribuir para as medidas de redução do deslocamento social através da teletransmissão dos jogos para domicílio”.
A principal questão apontada pelo Ministério diz respeito à falta de testes rápidos frente à necessidade de atender à população. No documento, o Ministério da Saúde sugere que a CBF “garanta a realização dos testes e avaliações constantes não apenas nos atletas, mas também que seja ofertado aos membros das comissões técnicas, funcionários e colaboradores, assim como respectivos familiares e contactantes próximos”.
No entanto, faz ressalva importante:
“Cabe ressaltar que no momento, a disponibilização de testes rápidos no sistema de saúde encontra-se saturada diante das necessidades da população brasileira… Diante da afirmação acima, na proposta apresentada, não fica evidenciado onde serão realizados os testes, periodicidade e critérios de retestagem, e como serão assistidos caso o diagnóstico dos atletas seja positivo.”
Ainda assim, o Ministério da Saúde se diz favorável, pois “reconhece que o futebol é uma atividade esportiva relevante no contexto brasileiro e que sua retomada pode contribuir para as medidas de redução do deslocamento social”.
Veja o documento na íntegra:
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/U/B/PztE7ARDm4l9FnDHtd1A/parecer-cbf-min-sau-30-abr-1.png)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/h/2/DI65tBQmyjYgCyyRGOUQ/parecer-cbf-min-sau-30-abr-3.png)
VEJA AINDA:
+ Globo apresenta proposta de drástica redução dos valores das cotas de TV do Campeonato Brasileiro
+ Balanço das contratações realizadas pela gestão Mário Bittencourt
+ Cláusula nos contratos com Fluminense, Botafogo e Vasco impediu acordo entre TV Globo e Flamengo
+ Fluminense vai lançar novos uniformes em meio à paralisação do futebol
+ Presidente do Fluminense admite interesse em repatriar defensor campeão brasileiro pelo clube
Por Explosão Tricolor / Fonte: GloboEsporte.com
E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com