O que mais estão esperando para demitir o treineiro?




Amigos Tricolores,

No dia 1º de fevereiro eu já escrevia: “Ô Ô Ô… Queremos treinador…”

Porque Errar é humano, persistir no erro é burrice!

O que falta para tirarem o treineiro do comando?

Vão esperar mais o quê?

A campanha do treineiro é medonha, desde o ano passado: 26 jogos, 8 vitórias, 5 empates e 13 derrotas, com 36 gols pró e 37 gols contra. A metade dos jogos foram derrotas!!! E um pífio aproveitamento em pontos de 37,18%!

Só este ano já perdeu para Internacional, Atlético-PR, Volta Redonda, Flamengo e Botafogo… E empate com o Madureira. No ano passado conseguiu complementar a pior campanha do Fluminense num segundo turno de pontos corridos.

E mantiveram o cara!

Ele já deu muitas provas que não consegue fazer esse time rodar, já se mostrou perdido váaaaaaarias vezes, escala mal, mexe mal…

O time não tem jogadas, aproximações, coberturas decentes, triangulações. Não há infiltrações na área, padrão de jogo, só ligação direta e chuveirinho para o Fred o jogo todo.

Jogadores muito mal escalados, o velho problema do nosso principal articulador de jogadas e chutador, Gustavo Scarpa, ficar improvisado na lateral esquerda, guardando posição. Ele que já jogou até de atacante pela direita, onde sabemos que não é a dele.

O Cícero cada dia é escalado em uma posição. Às vezes adiantado, onde parece render melhor, outras de volante, onde não sabe marcar…

A insistência com o improdutivo Osvaldo… Por que não escala o Jonathan? Tem algum mistério nisso…

A única jogada são os eternos chuveirinhos para o Fred, que até deram certo contra alguns times inexpressivos, mas não podem funcionar sempre. É uma jogada marcada, previsível, sem variações para surpreender o adversário.

Tem que ser mais uma opção de jogada, mas não pode ser a única jogada!

E a zaga? Ele não consegue definir quem são os dois titulares, parece que agora fixou Henrique e Renato Chaves… Mas o time levou quatro gols em dois clássicos!

Vitórias em 2016? Três apenas, contra dois times inexistentes, que se encontram na tabela com pontuação negativa (Tigres e Bonsucesso, ambos com menos dois pontos!, tal a desorganização de seus departamentos, que tiveram que escalar jogadores irregulares, por não terem ninguém) e uma única vitória contra o Cruzeiro, que começo a pensar que foi por mero acaso, e com a zaga muito mal também naquele dia. E se o Fred tivesse podido jogar, sei lá se o cara ia manter o esquema de jogo só para ele e as coisas seriam diferentes…

Um bom treinador tem que saber aproveitar o máximo de seus jogadores, criando um esquema em que eles possam funcionar, com suas características sendo bem exploradas.

Definitivamente o Eduardo Baptista não consegue render com o time do Fluminense. Definitivamente não é treinador para o Fluminense!

No ano passado aceitei-o com desconfiança, mas comecei a observar deficiências grandes em escalações, substituições e montagem de time. Antes do jogo decisivo contra o Palmeiras pela semifinal da Copa do Brasil ele admitiu que não treinou pênaltis! Ora, pênaltis têm que ser treinados diariamente, até no avião. E ele não treinou nem na véspera do jogo decisivo, onde a derrota por 2 x 1 seria um resultado bem possível.

Esse time é fraco? Tem jogadores para uma campanha tão pífia? Definitivamente não, embora tenha, sim, algumas deficiências; algumas chamam a atenção, como as laterais.

O fato é que o time está todo mal em campo. Mal treinado. Mal escalado. Mal paginado.

Pode até acontecer de o amigo leitor estar lendo este texto com o técnico fora, já demitido, sinceramente vou torcer para isso. Porque não posso crer que ele continuará depois de mais uma derrota contra um time muito fraco. Temos uma semana sem jogo, o que já dá um respiro para uma mudança.

Porque O IMPORTANTE É O SEGUINTE: Fora Eduardo Baptista!

(O que não significa que este é o único problema… Mas seria um bom começo…)

Por PAULONENSE / Explosão Tricolor