O sistema defensivo do Fluminense para 2016. Confira a análise completa!




A defesa do Fluminense 2016
A defesa do Fluminense 2016

Hoje, o Explosão Tricolor inicia uma série de análises sobre todos os setores do time do Fluminense, considerando as contratações realizadas e o aproveitamento de algumas revelações de Xerém. Confira abaixo a análise feita pelo nosso colunista Vinicius Toledo e participe do debate opinando nos comentários. A equipe do site escolherá os 3 melhores comentários para fazerem parte de uma matéria que publicaremos amanhã.

SEXTO ANO CONSECUTIVO DO PAREDÃO TRICOLOR

Todo bom time começa com um grande goleiro. Pensando desta forma, o torcedor do Fluminense não pode reclamar. Diego Cavalieri, titular absoluto do time de guerreiros, jogará sua sexta temporada com a camisa 12 tricolor. O “paredão tricolor” continua sendo um dos destaques do time e conta com a confiança de todos nas Laranjeiras. Na sua sombra está o bom Julio Cesar, que teve algumas oportunidades na última temporada, e provou que o Fluminense também pode contar com ele. Para completar as opções, os jovens Marcos Felipe e Matheus Phillipe.

Vinicius Toledo → “Diego Cavalieri continuará sendo o titular absoluto. A tranquilidade fica por conta do Julio Cesar, que nos surpreendeu positivamente nos jogos em que o Cavalieri não pôde atuar. O Julio tem agilidade, excelente reflexo, sabe sair jogando com os pés, boa reposição e sai muito bem no jogo aéreo. O Marcos Felipe é uma boa revelação e merece atenção especial do preparador. O garoto bem lapidado poderá assumir a titularidade lá na frente. Sobre o Matheus Phillipe, é outro bom talento de Xerém. O Fluminense está muito bem servido!”

O GRANDE PROBLEMA DO FLUMINENSE NOS ÚLTIMOS ANOS: A ZAGA

A zaga do Fluminense tem sido o grande problema do time nos últimos anos. Apesar do Gum ter feito história no clube com o time de guerreiros de 2009 e os dois títulos brasileiros (2010 e 2012), o camisa 3 tricolor jamais foi unanimidade entre os torcedores do Fluminense. Tudo indica que ele permanecerá nas Laranjeiras em 2016. Será a oitava temporada dele com a camisa tricolor, entretanto, com o Marlon cada vez mais firme, e com a quase certa contratação do experiente Henrique, a tendência é a de que o Gum inicie a temporada no banco de reservas. Para completar as opções do setor mais problemático do Fluminense, o jovem Nogueira, que atuou muito bem nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro passado. Além da jovem promessa de Xerém, Elivelton, que retornou de empréstimo do Náutico, aparece como uma das opções, entretanto, o jogador terá que lutar contra a desconfiança de boa parte da torcida.

Vinicius Toledo → “Com toda sinceridade, é o setor que mais preocupa. O investimento no Henrique será alto, e com isso a responsabilidade que ele carregará nas costas será enorme. De qualquer forma, o Henrique tem bola suficiente para formar uma bela dupla com o Marlon. Além disso, ele tem forte espírito de liderança. Sobre o Gum, acho que deveria ter respirado novos ares, mas já que tudo indica que ele permanecerá nas Laranjeiras, acho que será uma boa opção para a reserva, assim como o garoto Nogueira, que mostrou bom potencial nas oportunidades que teve na reta final do Brasileirão. Com relação ao Elivelton, a gente sempre torce pelo bem do clube e do profissional, mas não consigo confiar no futebol dele. Eu teria fechado o setor com o Henrique, Marlon, Nogueira, Gum e mais um reforço para compor. Acredito que o sucesso da zaga dependerá de uma boa proteção dos volantes e do sistema de marcação do restante do time. Se o time não for solidário na marcação, não existe zagueiro no mundo que segure a cozinha!”

CAMINHO PARA O SUCESSO EM 2016: AS LATERAIS 

O Fluminense iniciará a temporada com o Jonathan, Wellington Silva, Léo Pelé, Giovanni e Ayrton como opções para as laterais. Estamos bem servidos? Só o tempo dirá. O lateral-direito Jonathan chegou ao Fluminense em setembro do ano passado, sendo que ele não atuava há quase um ano por causa de uma grave lesão no joelho. Wellington Silva chegou ao Flu no início de 2013, mas jamais conseguiu emplacar, sem falar que se lesiona bastante. Na lateral-esquerda, Léo Pelé é uma grande esperança da torcida tricolor para 2016. Na reta final do ano passado, o garoto entrou no fogo e mandou muito bem até se lesionar. Giovanni nunca foi unanimidade, mas vinha atuando razoavelmente bem, na melhor fase do Fluminense na temporada passada.

Vinicius Toledo → “Se os laterais engrenarem, o Fluminense ficará muito bem na fita. O Jonathan é uma grande aposta que espero muito que dê certo. O recente histórico clínico dele me deixa com um pé atrás, mas a capacidade técnica que ele possui me deixa com esperança. Se esse cara engrenar na nossa lateral-direita, certamente teremos um dos melhores do país. Apesar de ser muito criticado, acho que o Wellington Silva poderá ser útil. Ele possui algumas deficiências, mas está longe de ser um grande pereba! É guerreiro e não se esconde do jogo. Precisa aprimorar os cruzamentos. Na marcação, acho que ele deu uma evoluída. Com relação ao lado esquerdo, levo muita fé no Léo Pelé. No meu time é o titular absoluto. Sobre o Giovanni, um bom reserva. Por último, o Ayrton, que ainda não dá para analisá-lo de forma mais ampla, mas acho que o garoto possui algum talento, entretanto, terá que comer muito feijão com arroz para sonhar com a titularidade”.

NÃO PERCA AMANHÃ: “A alma do time: o meio-campo do Fluminense para 2016”

Por Explosão Tricolor

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook 

ANUNCIE O SEU NEGÓCIO NO EXPLOSÃO TRICOLOR! – Entre em contato através do e-mail: explosao.tricolor@gmail.com