Melhora defensiva da equipe, Nenê e Fred atuando juntos, vaga para a Libertadores e muito mais: leia a entrevista coletiva de Marcão




Marcão (Foto: Lucas Merçon / Fluminense F.C.)



Comandante tricolor concedeu entrevista coletiva em Salvador

Após a vitória do Fluminense por 1 a 0 sobre o Bahia, na noite da última quarta-feira (03), o técnico Marcão concedeu entrevista coletiva na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA). O treinador falou sobre o triunfo diante do time baiano, Nenê e Fred atuando juntos, evolução defensiva da equipe, proximidade de carimbar vaga na Libertadores 2021 e muito mais. Leia a íntegra abaixo:

Vitória sobre o Bahia

“Foi de acordo com o que a gente planejou. Eles entregaram como jogo decisivo. Entraram muito focados, sabiam que ia pegar um Bahia concentrado, buscando a vitória a todo momento, mas defensivamente fomos muito fortes, trabalhamos juntos, fomos premiados. Grande jogo, da entrega, unidade, da família Fluminense. Esse Fluminense que a gente quer ver dentro de campo. Foi um grande jogo, a gente mais uma vez valoriza o grupo, a entrega de todos. Viemos de um jogo muito forte domingo, e 72 horas a próxima partida. Hoje precisamos mais uma vez contar com todos.”

Nenê e Fred atuando juntos

“São dois grandes jogadores, acostumados com grandes jogos, com momentos importantes. Faltam poucas rodadas para gente finalizar a competição e a gente precisa dos dois, ajudando os meninos, apoiando, puxando para cima, em treinamentos, no vestiário, dentro de campo… Eles vão entregar tudo. Vai ter um jogo ou outro que a gente vai ter que optar por algumas situações, e o que entrar também vai fazer o melhor possível para manter o nível técnico e tático.”

Pressão do Bahia no segundo tempo

“Vai ser normal, nossa equipe estava na frente, o Bahia jogando em casa, eles optaram por mais um menino veloz, botaram mais um homem com intensidade por dentro. Acho que é normal em alguns momentos a gente ser pressionado. Lógico que a gente tem que fazer algumas escolhas até na parte ofensiva, onde o treinador adversário optou em colocar os homens de frente, e a gente tem que resguardar em algum momento e, nesse momento, a gente acaba de alguma forma tendo que trocar, botar os meninos com saúde, frescos. Hoje a gente precisou tirar o Luiz (Henrique) da partida, mas o que valeu foi a entrega do grupo. Eles (Fred e Nenê) estarem ajudando esses meninos até onde puderem. Ajudam dentro de campo, fora… Esse que é o Fluminense que hoje vocês estão vendo.”



Opção por tirar Fred e manter Lucca

“O Lucca é um cara muito tático. Se a gente observar o movimento que ele faz de profundidade, entrega, compromisso, plano tático, acho que a gente tem que avaliar isso também. É um jogador que em algum momento tecnicamente pode estar mal. Qual foi o jogo que ele reclamou? Botafogo. Ele reclamou que estava mal, abaixo, mas uma entrega tática absurda. A gente tem o Lucca de um lado, e o Luiz do outro. Eles estão fazendo a composição por dentro e isso nos dá condição de jogar com Fred, Nenê por dentro. Taticamente, ele tem ajudado muito a nossa equipe. Comprometimento, entrega… Tanto ele, quanto o Luiz.

O Luiz, em algum momento, sabia que ia baixar. Ainda mais hoje, a gente sabe que o Bahia faz uma linha praticamente de cinco lá na frente, jogam com os três por dentro, os extremos apoiam muito. E os nossos extremos estão acompanhando até o final. Tem um momento que a gente tem que substituir porque (o jogador) não aguenta mais. O Lucca tinha feito algumas situações de longa distância, a gente colocou ele um pouquinho por dentro e botou o Caio e o Michel, que estão acostumados a fazer o lado, para buscar profundidade. Na outra questão, a gente tirou o Lucca para botar o menino para não baixar tanto a nossa linha e buscar ainda a profundidade, que a nossa equipe tanto precisava para esse jogo.”

Elogios a Calegari, Martinelli e Luiz Henrique

“Um abraço especial hoje no Calegari. Mais uma partida de alto nível, entrega, posicionamento. Ele sempre está pegando uns meninos velocistas da equipe adversária… Uma evolução muito grande para um Campeonato Brasileiro. Tem muita coisa legal para esse menino, e a gente está feliz com o crescimento dentro do clube. É o que vocês estão vendo, é um menino que parece que tem 30 anos, tamanha personalidade, capacidade, leitura de jogo. Taticamente, tem nos ajudado bastante, funcionado bastante. Hoje foi premiado com o gol que nos garantiu a vitória. São três meninos maravilhosos, e estão vindo outros meninos que vão ajudar esses nossos guerreiros a conquistar os nossos objetivos.”

Melhora defensiva da equipe

“Nossa leitura tática mudou um pouquinho, a marcação da primeira linha, a distância que a gente tinha da primeira para a última linha, a gente conseguiu corrigir isso. As linhas estão andando mais próximas. Defensivamente, a gente dividiu 20, 25 metros. Ofensivamente, a gente está conseguindo fazer isso também. Isso equilibrou as ações. Nossos volantes mais posicionados. Por isso, eu sempre falo taticamente desses meninos do lado, o quanto eles têm nos ajudado, para manter Fred e Nenê por dentro. Em geral, foi essa manutenção das linhas, de estarem mais próximas, dos dois volantes dando suporte maior para nossa linha defensiva. A gente tem que valorizar o que eles estão fazendo, partidas sem tomar gols. E a gente sabe que uma hora lá frente uma bola nossa vai entrar.”

Proximidade de carimbar vaga na Libertadores 2021

“A cada jogo, a cada momento, a gente vai lutar pela Libertadores. Está ficando bem próximo. Mas é jogo a jogo. Quarta-feira que vem tem um jogo dificílimo, contra uma grande equipe, que está lutando pelo título. Mas tenho certeza que com esse foco, essa entrega, o Fluminense está muito forte, focado no seu grande objetivo.”

Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!



Confira a agenda tricolor na reta final do Brasileirão 2020:

35ª rodada

10/02 – Quarta-feira – 21h30 – Fluminense x Atlético-MG – Maracanã

36ª rodada

15/02 – Segunda-feira – 18h – Ceará x Fluminense – Arena Castelão

37ª rodada

21/02 – Domingo – 18h15 – Santos x Fluminense – Vila Belmiro

38ª rodada

25/02 – Quinta-feira – 21h30 – Fluminense x Fortaleza – Maracanã



Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com