Site norte-americano cita Fluminense de Fernando Diniz como tendência tática no futebol mundial






Fluminense de Fernando Diniz ganhou destaque no The Athletic

O Fluminense de Fernando Diniz encantou o Brasil entre abril e maio. Apesar da queda de rendimento e oscilações nos meses seguintes, não foi só o país que ficou interessado no futebol apresentado pela equipe tricolor. O site americano especializado em esportes “The Athletic” citou algumas tendências para o futebol na temporada 2023/2024 e colocou a equipe de Fernando Diniz como um dos expoentes de novidades táticas no mundo.

“Uma das abordagens táticas mais fascinantes pode ser encontrado bem longe da Europa. O Fluminense de Fernando Diniz resume isso.”

A publicação americana também cita outros cinco clubes com a possibilidade de mostrar ao mundo táticas diferentes e que chamam a atenção no futebol. Todos eles ficam na Europa: Bayer Leverkusen (Alemanha), Lens (França), AZ Alkmaar (Holanda), Middlesbrough (Inglaterra) e Fiorentina (Itália).

No caso do Fluminense, a reportagem destaca como estilo de jogo tricolor não tem quase nada da escola posicional que dominou o mundo nos últimos anos. O jeito “relacional” permite aos jogadores atuar de forma mais livre em campo, permitindo que a maioria esteja do mesmo lado e trocando de posições entre si. Sem a necessidade de ficarem parados em determinado lugar esperando a bola.

“Ter jogadores mais próximos facilita combinações rápidas de passes e cria superioridade, enquanto provavelmente confunde mais os marcadores e as defesas ficam incapazes de prever como o Fluminense irá atacá-los.”

O texto também ressalta uma arma normalmente pouco falada nos debates sobre o Fluminense de Fernando Diniz. Usando como exemplo os últimos gols na goleada contra o River e a estreia no Campeonato Brasileiro, o site americano cita que os méritos também estão na bola parada tricolor.

Os gols chamam a atenção pela semelhança. Falta perto do meio de campo e Ganso vai para a bola. Ele dá o passe mais à frente possível em vez de tocar com quem está mais perto. A jogada segue com entrada na área do jogador que chuta rasteiro e cruzado.

The Athletic cita Fluminense como exemplo de modernidade tática — Foto: Reprodução/The Athletic

Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor!

VEJA AINDA:

Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor!



Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com