Utilização de Ganso como “falso 9”, possível paralisação do Carioca, discussões internas sobre reforços e muito mais: leia a entrevista coletiva de Roger Machado




Roger Machado (Foto: Mailson Santana / Fluminense F.C.)



Comandante tricolor concedeu entrevista coletiva em São Januário

Após a vitória do Fluminense por 1 a 0 sobre o Bangu, na noite deste sábado (20), o técnico Roger Machado concedeu entrevista coletiva no Estádio de São Januário. O treinador falou sobre a utilização do meia Paulo Henrique Ganso como “falso 9”, possível paralisação do Campeonato Carioca, discussões internas sobre reforços e muito mais. Leia a íntegra abaixo:

Utilização de Ganso como “falso 9”

Roger Machado: “O Paulo (Henrique Ganso) chegando à frente como falso 9 deu uma dinâmica interessante. O que eu pedi no intervalo era que, quando ele não tivesse participando estivesse dentro da área, e foi assim que ele conseguiu fazer o gol, o gol da vitória.

É uma adaptação aos jogadores que tenho à disposição neste momento. Hoje foi um tripé de meias com o Paulo flutuando à frente, tendo jogadores rápidos pelas beiradas para que ele pudesse municiar. Mas é um sistema que eu gosto de jogar também. Já joguei de todas as formas e quero ter alternativas para sobrepor as dificuldades que forem apresentadas nas partidas de acordo com as características e qualidades de adversário.

São alternativas encontradas para este momento. Eu não tenho preferência por nenhum sistema. Eu vou procurar fazer e complementar o que vinha sendo muito bem feito, mas criar alternativas para que tenhamos modelos e estruturas diferentes para tentar sobrepor as dificuldades que forem apresentadas.”

Construção tática

Roger Machado: “Com relação a estrutura tática, eu estou adaptando às características dos jogadores que tive à disposição nesses dois jogos. Agora, com relação à forma de jogo, hoje eu já consegui ver algumas demandas importantes, de dinâmicas de aproximação, de deslocamento, de ataques à profundidade, um time bem distribuído em campo principalmente no primeiro e em boa parte do segundo tempo. Mas com relação à estrutura tática, adapto às característica dos jogadores que tenho à disposição. Mas é um sistema que eu gosto de jogar também. Já joguei de todas as formas e quero ter alternativas para sobrepor as dificuldades que forem apresentadas nas partidas de acordo com as características e qualidades de adversário.”

Substituições

Roger Machado: “Quanto às trocas, demoramos um pouquinho para entrar no jogo. Não acionamos muito os jogadores que estavam mais descansados na partida, como o Matheus Martins, que entrou com força, como o Kayky, que entrou com força. Como o Samuel, que entrou com força também, para que conseguíssemos segurar essa bola na frente. E ainda tentamos perto do fim do jogo sair jogando muitas vezes já com o time desgastado. Deveríamos entender o jogo ali e acionar o pivô do Samuel para pegada de primeira e segunda bola. São alternativas encontradas para este momento. Eu não tenho preferência por nenhum sistema. Eu vou procurar fazer e complementar o que vinha sendo muito bem feito, mas criar alternativas para que tenhamos modelos e estruturas diferentes para tentar sobrepor as dificuldades que forem apresentadas.”

Orientações aos atletas

Roger Machado: “A primeira coisa que eu pedi desculpa aos atletas no intervalo é que com o estádio vazio se ouve tudo. E eu vou usar minha voz de liderança e comando na beira do campo quando as coisas não acontecerem. A tendência é que à medida que os treinamentos vão acontecendo e os conceitos são assimilados, existe cada vez menos a necessidade de intervenção na beira do campo. E fica claro ali, eu sei que vocês acabam absorvendo isso dentro dos questionamentos.

Especificamente nesses eventos é que, por vezes temos atrasado a bola para o nosso goleiro e os times estão usando essa bola atrasada como gatilho para nos pressionar. Temos que ser inteligentes. Devemos usar o goleiro quando ele for extremamente importante e que ele não seja pressionado, que ele possa dar continuidade na jogada. Agora, se a bola for atrasada para o goleiro para que ele lance a bola nas costas da defesa, eu prefiro que o zagueiro faça isso. Porque ele está mais perto do campo e adversário e ele tem uma precisão maior com a bola, uma destreza maior que qualquer goleiro do futebol brasileiro. Esse é o primeiro ponto.

O segundo ponto é que a gente precisa, depois de criar, finalizar as jogadas, acabar a jogada. Que ela acabe, mesmo que em um tiro de meta do adversário. Muitas vezes você cria a jogada, fica de frente para o gol e aí deseja um passe ainda mais milimétrico para colocar o colega na cara do gol. Finaliza, deixa o goleiro dar rebote, e no rebote temos a possibilidade de fazer o gol. Foram muitas jogadas assim, que conseguimos envolver o adversário e não terminamos a jogada como gostaríamos. Não conseguimos fazer as finalizações. Como disse para os atletas, não encare como nada pessoal. A voz de comando do treinador, quando as coisas não acontecem muito bem, é necessária a intervenção ali do banco. Como não tem torcida, fica muito evidente.”

Possível paralisação do Campeonato Carioca

Roger Machado: “O que eu penso é que o futebol não pode ficar à parte das necessidades importantes que sejam tomadas em função da pandemia. Sabemos como o Brasil está, as UTIs cheias, quase com 100% de lotação. No ano passado, quando a pandemia começou, eu me posicionei afirmando que quando tudo parasse, o futebol tinha que parar também. Não fazia sentido no momento que vivíamos. Nós estamos novamente chegando em um momento de continuidade e agravamento da pandemia. O futebol deve obedecer e atender às regras e tudo o que for necessário, em conjunto com a sociedade, para que a gente consiga superar esse momento de dificuldade. Se for necessário for parar, teremos que parar sim. Para o bem do Brasil, para evitarmos mais mortes, já que os números são muito altos.”

Discussões internas sobre reforços

Roger Machado: “A diretoria não só passa (sobre reforços), como discutimos diariamente. Ainda hoje tivemos uma reunião de trabalho justamente para debater esses temas. Nós estamos no mercado, assim como os outros clubes do futebol brasileiro estão, sabendo que há um aquecimento do mercado neste momento e tendo o cuidado também para que a gente, ao movimentar o mercado, não despertar a atenção de outros concorrentes a possíveis reforços que a gente busque. Estamos constantemente falando a respeito. Não tenho dúvidas que a torcida vai ficar feliz com a possibilidade de trazer reforços para o clube. Estamos empenhados em sempre qualificar o clube para as disputas da temporada que temos.”

Título do time feminino no Brasileiro Sub-18

“Parabéns às meninas do clube. Conquista bem importante. Comemorem. Isso é muito importante. Marca a carreira da gente.”

Clique aqui e veja a lista com as últimas notícias do Fluzão!

Agenda do Fluminense:

5ª rodada da Taça Guanabara

23/03 – Terça-Feira – 18h – Boavista x Fluminense – Elcyr Resende

6ª rodada da Taça Guanabara

26/03 – Sexta-Feira – 21h – Fluminense x Volta Redonda – Maracanã

7ª rodada da Taça Guanabara

30/03 – Terça-Feira – 21h35 – Fluminense x Vasco da Gama – Maracanã

Tabela de classificação do Campeonato Carioca 2021

TIMES P J V E D GP GC SG %
1 Volta Redonda Volta Redonda 10 4 3 1 0 5 2 3 83
2 Flamengo Flamengo 9 4 3 0 1 7 2 5 75
3 Portuguesa RJ Portuguesa 6 4 2 0 2 4 2 2 50
4 Fluminense Fluminense 6 4 2 0 2 3 5 -2 50
5 Botafogo Botafogo 6 4 1 3 0 4 1 3 50
6 Madureira Madureira 6 4 1 3 0 3 2 1 50
7 Boavista FC Boavista 5 4 1 2 1 4 3 1 41
8 Nova Iguaçu Nova Iguaçu 5 4 1 2 1 4 4 0 41
9 Bangu Bangu 4 4 1 1 2 1 3 -2 33
10 Resende Resende 4 4 1 1 2 3 8 -5 33
11 Vasco da Gama Vasco 2 4 0 2 2 3 5 -2 16
12 Macaé Macaé 1 4 0 1 3 1 5 -4 8

Jogos da 5ª rodada da Taça Guanabara

Terça-feira (23/03)

15h30

Resende x Volta Redonda – Estádio do Trabalhador

18h

Boavista x Fluminense – Elcyr Resende

Quarta-feira (24/03)

15h30

Madureira x Bangu – Conselheiro Galvão

18h

Vasco x Macaé – São Januário

21h35

Botafogo x Flamengo – Nilton Santos

Quinta-feira (25/03)

15h30

Nova Iguaçu x Portuguesa – Jânio Moraes

Por Explosão Tricolor

E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com