Fluminense utilizou a faixa diagonal pela primeira vez em sua camisa no ano de 1908
O Fluminense lançou, nesta sexta-feira (22), o seu novo uniforme de número dois para a temporada 2024. A nova camisa, tradicionalmente branca, traz um elemento que promete reviver uma antiga polêmica no futebol carioca: a faixa diagonal. Comumente atrelada ao rival Vasco da Gama, ela já esteve nas camisas tricolores antes mesmo que o clube de São Januário.
Em 2009, quando relançou o modelo com design parecido e faixas diagonais, o Fluminense acendeu uma polêmica no Rio de Janeiro. Isso porque o Tricolor foi o primeiro a usar o elemento em suas camisas, em 1908, ano em que o clube conquistou o seu primeiro tricampeonato carioca.
A faixa diagonal do Fluminense era justamente uma menção às faixas de campeão que até hoje são utilizadas no futebol, como comemoração ao tricampeonato e em alusão às três cores do clube.
Na época, o Vasco da Gama, que era um clube apenas de regatas, ainda usava camisas totalmente pretas, e nem sequer tinha departamento de futebol, o que aconteceria apenas anos depois. O Cruzmaltino só usou as faixas diagonais pela primeira vez no final dos anos 1930 e a retomou em 1940.
Clique aqui e realize a sua inscrição no canal do Explosão Tricolor!
VEJA AINDA:
Por Explosão Tricolor / Fonte: Trivela
E-mail para contato: explosao.tricolor@gmail.com
